Sábado, 17 de Fevereiro de 2007

Uns Minutos Com... João Aguiar!

Aqui fica a nossa entrevista com o escritor!!!!
Esta entrevista decorreu no passado dia quinze e é verídica.
Bubbles – Antes de mais, boa tarde. Como já é do seu conhecimento, estamos a participar no Sapo Challenge,  Aventura do Conhecimento, e a segunda tarefa consiste na realização de uma entrevista a um autor português consagrado. Decidimos escolhê-lo a si, não só porque tem uma vasta obra, mas também pelo facto de ter vindo à nossa escola, o que nos permitiu fazer uma entrevista mais realista e conhecê-lo pessoalmente.
 
João Aguiar Além de que sou muito querido…. E modesto (risos).
 
Bubbles – Para começar, gostaríamos de lhe fazer uma pergunta que nos suscitou curiosidade: Porque começou a sua carreira literária tão tarde?
 
João Aguiar – Ah… Comecei a minha carreira literária tarde, porque, de facto,só na altura em que a comecei é que me senti com capacidade para o fazer, ou seja, eu sou de amadurecimento tardio, sou lento a amadurecer e… tinha feito várias tentativas antes e percebi que nenhuma delas era boa, nenhuma delas era bem conseguida.Cheguei mesmo a desistir de escrever livros, até que me veio a vontade de escrever um primeiro livro, que veio a ser o meu primeiro romance. Mas só de facto quando cheguei aos trinta e oito anos é que vi que estava capaz, com maturidade suficiente para escrever um livro minimamente aceitável.
 
Bubbles – Qual a principal fonte de inspiração para escrever as suas obras?
 
João Aguiar – Não tenho. Não há uma fonte de inspiração principal.É uma coisa que não existe, aquilo a que se chama inspiração... Existe sim, mas não sei muito bem como funciona e penso que, na realidade, ninguém sabe, não se sabe como é que isto funciona, não se sabe como é que as ideias aparecem, não se sabe donde é que as ideias vêm, não se sabe para onde é que as ideias vão... Noto que é uma pergunta que, de facto, não vos posso responder, porque, porque não tem resposta, pura e simplesmente.
 
Bubbles – Qual é o género de livros que gosta mais de escrever, ou que se sente mais à vontade a escrever?
 
João Aguiar – Todos aqueles que eu escrevo… Tenho que admitir que a escrita para jovens para mim é mais difícil, exige mais de mim do que a escrita para adultos, até porque tem uma responsabilidade acrescida, estou a escrever para jovens e, portanto, considero que tenho uma responsabilidade maior do que se estivesse a escrever para adultos.
 
Bubbles – Então, e de todos os livros que já escreveu ao longo da sua carreira literária não tem assim nenhum que seja o seu eleito?
 
João Aguiar – Hum.. Não… Recuso-me a pensar nisso e recuso-me mesmo perante mim próprio a pensar nisso, penso que não é importante. O livro eleito, o livro melhor tem que ser sempre aquele que eu estou a escrever, enquanto estou a escrever o livro.
 
Bubbles – Atendendo ao facto de já ter uma vasta obra publicada, qual é a sensação de ver tantos livros seus publicados e lidos por tão elevado número de  pessoas?
 
João Aguiar – De facto, é uma sensação evidentemente agradável, é uma sensação agradável, porque eu escrevo. De facto, a minha escrita é a minha forma de comunicar com as pessoas, comunicar com o meu próximo, e isso quer dizer que eu consegui, de facto, tocar pessoas através da minha escrita.
 
Bubbles Durante a leitura de algumas das suas obras, nomeadamente, O Navegador Solitário e O Tigre Sentado, aparecem várias alusões a espíritos, almas... Tem alguma razão especial para se referir a estes "seres do outro mundo"?
 
João Aguiar – Ah…Depende. No caso de O Tigre Sentado é um recurso literário e, digamos, tem um valor quase humorístico. Mas não há duvida de que é um tema e um domínio que me interessa, não digo que seja um fanático por esse tipo de assuntos, mas interessa-me, portanto, muitas vezes, abordo-o.
 
Bubbles – Sabemos que escreveu a famosa colecção "O Bando dos Quatro”. Qual é a sensação ao ver uma obra sua adaptada à televisão? Muitas pessoas podem não ler, mas, assim, podem ver  aquilo que escreveu.
 
João Aguiar – Eu tenho uma sensação muito moderada a esse respeito, não é uma coisa em que eu pense muito. A televisão é um meio, é uma forma de comunicação muito especial à qual eu neste momento não estou muito ligado. Já estive, mas neste momento não estou e portanto esses programas, essas emissões, esses episódios ,seguem o seu percurso e eu sigo o meu.
 
Bubbles – Relativamente ao livro que escolhemos para nos representar no concurso a nível nacional Sebastião e os Mundos Secretos – O Cristal Dourado, em quem ou o quê é que se inspirou para o escrever? Já sabemos, é certo, que não tem uma principal fonte de inspiração, mas certamente algo o terá inspirado para escrever essa obra...
 
João Aguiar – Volto a dizer, eu não sei muito bem como é que isto funciona. Eu queria, eu sei que queria escrever uma coisa, uma história, criar um herói que fosse diferente dos heróis de “O Bando dos Quatro” e que se movimentasse num ambiente mais fantástico, mais, digamos, com mais fantasia, com mais imaginação. E foi a partir desses dados que eu comecei a pensar no assunto. Agora como é que vêm essas ideias, como é que apareceu este Sebastião, não sei... Sabem,  que muitas vezes as personagens caem-me nos braços sem saber muito bem como é que elas vêm cá parar.
 
Bubbles – É tudo. Muito obrigadas pelo tempo que dispôs para a nossa entrevista.
 
João Aguiar – O prazer foi todo meu.
 
 
sinto-me: Importante... E Feliz!!! =-)
publicado por Andreia às 13:50
link | comentar | favorito
5 comentários:
De Anónimo a 20 de Fevereiro de 2007
parabens!!!está muito original!!!espero que ganhem.força!!!
De Patricia a 26 de Fevereiro de 2007
gosto muito de ver o vosso empenho, continuem e mostrem que ainda à gente interessante no nosso país!
De Ricardo a 28 de Fevereiro de 2007
grande escritor!
De Anónimo a 28 de Fevereiro de 2007
De adriana a 28 de Fevereiro de 2007
ESTE BLOG ESTA 5 ESTRELAS CONTINUEM ASSIM BUBBLES!!! FORÇA

Comentar post

.mais sobre nós


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

.Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. E os 10 finalistas são...

. Olá outra vez!!!!!!!!!!!!...

. Destaque...

. E agora, o guião da repor...

. O Vídeoclip da música esc...

. Uma vista de olhos sobre ...

. Sebastião e os Mundos Sec...

. Muito agradecidas...

. Jogo das Bubbles!!!

. E a tão aguardada reporta...

. Bubbles Repórteres...

. Uns Minutos Com... João A...

. Estivemos com o "nosso" e...

. Olá, somos as Bubbles!!!!...

. Conhece o autor...

. A nossa escolha...

.arquivos

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.links

.Quem somos...

Somos um grupo de 5 raparigas que vamos dar o nosso melhor... "Críticas não nos rebaixam, elogios não nos iludem. Somos o que somos, e não o que dizem!" Aqui fica o nosso blog...
blogs SAPO

.subscrever feeds